POLÍTICAS DE EQUIDADE DO SUS PARA O POVO ROM (OS ASSIM CHAMADOS CIGANOS)”

COMUNIDADE CALON DE SANTA FÉ DO SUL, SÃO PAULO, RECEBE “OFICINA MACRORREGIONAL DE POLÍTICAS DE EQUIDADE DO SUS PARA O POVO ROM (OS ASSIM CHAMADOS CIGANOS)”

O Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (DAGEP/SGEP/MS) em parceria com a Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK) realizaram nos dias 26 e 27 de setembro, a “Oficina Macrorregional de Políticas de Equidade do SUS para o Povo Rom (os assim chamados ciganos)”, no município de Santa Fé do Sul, São Paulo.

O evento foi desenvolvido na comunidade do Calon Valdir Apolinário que oportunizou várias rodas de conversa e a visitação nas residências para a escuta qualificada, a fim de formular ações efetivas conjuntas para a melhoria da saúde dessa parcela da população.






A Oficina propiciou fortalecer as capacidades de mulheres (ciganas) e homens (ciganos), jovens e crianças a participarem e incidirem sobre os direitos do acesso aos serviços públicos ofertados, e ao exercício da cidadania.

A Conferência Livre de Vigilância em Saúde para o Povo Rom (os assim chamados ciganos) integrou a programação da oficina sobre o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade”.
Daqui saíram dois documentos que deverão ser encaminhados aos órgãos Federais, Estaduais e Municipais de competência e contém a realidade, os anseios e a objetividade da garantia de direitos.

Essa parceria começou em 2013 no Brasil Cigano com a formação de duas oficinas: A saúde da Mulher – coordenado pela AMSK E DAGEP/MS e a Saúde do Homem, coordenado pelo DAGEP/MS. Em continuidade aconteceu a Oficina De Saúde e Ouvidoria do SUS em Aparecida de Goiânia – de 25 A 27 de Abril de 2014.

O MS lançou o cartaz referente a portaria 940 em 2014




E em 2016 é a vez da publicação conjunta MS e AMSK/Brasil. http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2016/novembro/10/Sa---de-Povo-Ciganos.pdf

Em 2017 conseguimos realizar com muito esforço e com a participação de todos os sujeitos de direito duas oficinas: a primeira em Joinville/SC e agora a Macrorregional de Santa Fé do Sul/SP.


O Chamamento Público, com escuta qualificada, traz o cumprimento da Convenção 169/OIT e traduz em respeito à nossa luta por direitos.
Falar dessa realidade em cadeiras confortáveis e em ar condicionado, em nada, reflete a barraca ou as casas humildes, as realidades e as constantes dificuldades diariamente enfrentadas.
Dessa forma, nossa sensação é de dever em cumprimento e de muita alegria ao ver cair por terra tantas construções estereotipadas sobre o Povo Rom – os assim chamados ciganos.
Saiba mais...



AMSK/Brasil