AMSK participa da oficina “SUAS e o atendimento a Povos Ciganos”



O Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social, no dia 28 de junho de 2017, promoveu a Oficina “SUAS e o atendimento a Povos Ciganos”.

A AMSK foi convidada a participar para ministrar palestra sobre o tema “Diversidade étnica e cultural dos povos ciganos – Realidades no Brasil, marcos legais, e Cadastro Único – CadÚnico. Também, propiciou aos participantes a dinâmica do Projeto Kalinka, e a degustação do tchaiô romanô (chá).

A Profa. Dra. Sandra Nascimento, advogada constitucionalista, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Movimentos Indígenas, Indigenismo e Políticas Indigenistas (LAEPI) da Universidade de Brasília (UnB) ministrou a palestra “Integridade étnica como direito fundamental, proteção social e o respeito à cultura do povo romani”.


Participaram da oficina cerca de 25 gestoras e gestores públicos das diversas áreas da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social (SNAS/MDS) que promoveram um diálogo construtivo sobre os avanços e desafios na aplicação dos serviços ofertados pelo Sistema Único da Assistência Social - SUAS para o atendimento à população de Povo Rom (ciganos).