PROJETO KALINKA PROMOVE AULA TEMÁTICA AOS DISCENTES DO CURSO DE SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA



O Projeto Kalinka promoveu a aula temática sobre o Povo Romani (ciganos) e as Ações em Saúde Coletiva, na disciplina Pensamento Social em Saúde, no Campus Ceilândia da Universidade de Brasília (UnB), no dia 7 de novembro de 2016, Brasília-DF.

A AMSK/Brasil com o apoio da Profa. Dra. Maria Inez Montagner realizou a Oficina do Projeto Kalinka a cerca de 40 discentes do curso de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB), Campus Ceilândia. A aula temática sobre o povo romani (ciganos) promoveu a reflexão dos futuros profissionais sobre as questões de enfrentamento ao racismo e ao preconceito, e as ações em saúde coletiva para atendimento das necessidades desta parcela da população brasileira.

A intervenção didática-pedagógica propiciou aos discentes vivenciarem situações enfrentadas pela abordagem dos agentes públicos quanto a realização de ações de atenção básica à saúde em núcleos familiares romani, e na implementação de políticas públicas de atendimento as suas necessidades. A dinâmica destacou a importância do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde na realização das orientações ao acesso ao serviço público de saúde, a cidadania, e o respeito ao modo de vida e expressões culturais do povo romani.





A AMSK/Brasil agradece a parceria e o comprometimento dos participantes na propagação da história do povo romani do Brasil e dos marcos legais nacional e internacional.