RITA IZSÁK, RELATORA ESPECIAL PARA QUESTÕES DE MINORIAS DA ONU EM MISSÃO TÉCNICA NO BRASIL


Na tarde do dia 17 de setembro, na sede do CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, em São Paulo, a Relatora Especial para Questões de Minorias da Organização das Nações Unidas, Rita Izsák, esteve reunida com representantes de entidades do Movimento Negro, LGBT, povos de religiões de matriz africana, ciganos, imigrantes e outras organizações voltadas à promoção dos direitos humanos.

A AMSK/Brasil esteve presente na reunião, momento em que apresentou os dados e informações sobre os Povos Romani (ciganos) do Brasil e os avanços nas políticas públicas nas áreas de educação e saúde. Destacou a morosidade dos organismos governamentais na esfera federal, estadual e municipal na implantação do Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH-3), que dá o direito aos povos romani e dos demais povos e comunidades tradicionais viverem conforme as suas tradições e costumes. Destacou a importância de avançarmos em ações afirmativas para proteção das crianças e jovens de todos os segmentos da sociedade do país.

Outro ponto importante foi  levar ao conhecimento da consultora que a implementação da Convenção 169 no Brasil, não nomeou ciganos, como sujeitos de direitos.




http://ceert.org.br/noticias/8316/relatora-da-onu-dialoga-com-movimentos-sociais-no-ceert

Na reunião que contou com movimentos sociais das mais diversa esferas, acompanharam a AMSK á Consultora especial d AMSK e Diretor de DH d AMSK -Ariadyne Acunha e Daniel Rolim.


AMSK/Brasil