REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL É TEMA DE REUNIÃO COM A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF

No último dia 2 de junho, a AMSK/Brasil, na qualidade de membro titular do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), fez parte do grupo de conselheiros e conselheiras que se reuniram com a Presidenta Dilma Rousseff para debater o tema da redução da maioridade penal. Estiveram presentes na reunião o Ministro Pepe Vargas, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), a Ministra Eleonora Menecucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e a Presidenta do CONANDA Angelica Goulart.




Na ocasião, a Presidenta da AMSK/Brasil Elisa Costa, juntamente com os demais conselheiros presentes, tiveram a oportunidade de apresentar à Presidenta Dilma ações que estão sendo desenvolvidas por organizações da sociedade civil para promover um amplo debate e esclarecimento sobre os impactos negativos da redução da maioridade penal para os/as jovens brasileiros/as, principalmente para aqueles/as pertencentes a grupos discriminados e em situação e vulnerabilidade social.  Elisa também expôs brevemente para a Presidenta os principais avanços que foram alcançados para os povos romani (ciganos) no período mais recente. Salientou, ainda, a importância de manter este tema no centro das ações de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial para que de fato possamos seguir na caminhada do fortalecimento dos direitos deste segmento da população brasileira tão invisibilizado e tão pouco reconhecido pelo poder público.














Lutar, exigir, demandar é fundamental para que as pautas avancem. Mas não podemos jamais deixar de reconhecer as conquistas e agradecer... E nós avançamos, isso é evidente. Assim como é evidente que muitos passos ainda necessitam ser dados para que as cidadãs e os cidadãos brasileiros de etnia romani sejam de fato titulares plenos de todos os seus direitos.


Notícias sobre a reunião disponíveis em:
http://blog.planalto.gov.br/reducao-da-maioridade-penal-e-um-debate-de-toda-a-sociedade-brasileira-afirma-pepe-vargas/