A FORMAÇÃO É O CAMINHO - AMSK/Brasil realiza primeira etapa de capacitação com equipe da CAPEMISA SOCIAL

Nos dias 15 e 16 de abril, no Rio de Janeiro, a AMSK/Brasil realizou a primeira etapa de capacitação da equipe da CAPEMISA SOCIAL, instituição que recentemente estabeleceu parceria conosco e vem fortalecendo suas ações de promoção dos direitos dos povos romani (ciganos).

O grupo, formado fundamentalmente por assistentes sociais e profissionais da área de comunicação da instituição, participou da Oficina Rom, Calon e Sinti - Os assim chamados ciganos: conhecendo os povos romani do Brasil. Para grande parte das pessoas ali presentes, foi o primeiro contato com a temática - o que nos colocou o desafio de apresentar um panorama breve, porém qualificado, da atuação da AMSK/Brasil, da realidade dos povos romani, dos avanços e desafios na área das políticas, da legislação e da geração de dados.


A Oficina também incluiu atividades do Projeto Kalinka, uma iniciativa da AMSK/Brasil agraciada com o Prêmio Educação em Direitos Humanos - 2014. Por meio da arte-educação, o Projeto Kalinka visa sensibilizar e capacitar profissionais das mais diferentes áreas para uma atuação qualificada, livre de estereótipos e dos efeitos do racismo institucional que muitas vezes impede o acesso dos povos romani aos seus direitos fundamentais.


Ao final da atividade, mais uma vez se confirmou a nossa percepção: investir na formação, na capacitação e na produção e disseminação de informações qualificadas é o melhor caminho para superar a discriminação e o racismo que atinge cotidianamente homens e mulheres de etnia romani em nosso país. Ao escolherem palavras como APRENDIZADO, REDESCOBERTA, RECOMEÇO, CONHECIMENTO E AMOR para avaliarem a atividade, as/os participantes desta Oficina nos encheram de ESPERANÇA!

Vamos seguir, construindo redes, estabelecendo parceria e avançando...

Porque...

QUANDO O CAMINHO É LONGO, NÃO SE DEVE ANDAR SOZINHO...