ESSE ANO COMPLETA A DÉCADA DE INCLUSÃO DA RROMÁ - 2005 À 2015



CIGANOS. PT



Hillary Clinton critica a discriminação que os ciganos vivenciam na Europa e anuncia que os Estados Unidos se associa à Década de Inclusão das Comunidades Ciganas (2005-2015)

A Secretária de Estado Hillary Clinton criticou no encontro da Embaixada norte-americana, desenvolvido no dia 5 de Fevereiro na Bulgária, a discriminação das comunidades ciganas na Europa. “Durante muito tempo, os ciganos foram marginalizados e foram impedidos de contribuir com o seu talento e de participar na sociedade. Trata-se de uma questão crítica em termos de direitos humanos e afecta milhões de homens, mulheres e crianças em todo o continente”. Demonstrou, igualmente, a sua preocupação para o aumento da violência e de protestos contra os ciganos. “Qualquer sociedade que não educa as suas crianças está a praticar um erro, e em muitos locais os jovens apenas têm acesso a escolas medíocres e muitas vezes segregadas, isoladas das restantes crianças”. (…) “E qual é o resultado? 

As comunidades ciganas continuam fechadas, separadas, indiferentes, promovendo a continuidade de um ciclo que temos de romper.” A representante dos Estados Unidos referiu, igualmente, que defender os direitos das comunidades ciganas não é apenas uma obrigação, mas também uma questão econômica. “Os países que não integram completamente as mulheres nem as minorias não têm o crescimento econômico nem o produto interno bruto que realmente poderiam alcançar, enfrentando uma perda de capital humano importante”. Também anunciou que os Estados Unidos se associa à Década para a Inclusão das Comunidades Ciganas (2005-2015), uma iniciativa política liderada pelos governos da União Européia de forma a incluir os ciganos nas sociedades européias e a melhorar as suas condições de vida. 

“Tenho orgulho em anunciar que os Estados Unidos se associa a esta iniciativa como observador internacional. Trata-se de um compromisso admirável por parte dos governos europeus e permitirá melhorar as oportunidades de participação dos ciganos nas atividades políticas, sociais, econômicas e culturais das suas comunidades”.