POVO CIGANO - ACESSO HUMANIZADO É NO SUS



O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lançou esta manhã, na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Vitória (ES), o cartaz que estimula e orienta os profissionais de saúde sobre o direito da população cigana ao atendimento humanizado em qualquer unidade pública de saúde, sem a necessidade de comprovação de endereço fixo, conforme a Portaria MS 940/2011.

 Foto lançamento.

O Ministro da Saúde, lançou hoje (02/06/2014) pela manhã o cartaz dos Povos Ciganos, em um dos eventos mais importantes do Sistema Único de Saúde, o Congresso Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, que reúne os gestores de saúde de todos os municípios brasileiros. "Esta decisão do Gabinete do Ministro é bastante importante, pois este lançamento sensibilizará inúmeros gestores e profissionais de saúde do país e quem sabe assim a gente que trabalha para dar visibilidade a pasta junto ao Ministério da Saúde, consiga melhorar o atendimento da população cigana nos serviços públicos de saúde".  Nos relata uma fonte do MS.

De fato, campanhas como essa, fazem com que a pauta entre de fato na vista dos municípios e gestores, partindo do princípio que um dos maiores problemas hoje, em relação a saúde da população cigana se encontra na falta de informação, na informação equivocada e na inexistência de ações que deem visibilidade a questão específica dos povos Romani - os assim chamados ciganos no Brasil.

Parabéns ao trabalho cuidadoso da equipe do Ministério da Saúde. É o SUS abrindo seus braços para acolher seus irmãos e irmãs de etnia romani (ciganos).
A carência em relação a aplicabilidade de ações efetivas para a população cigana é tão alta, que a AMSK/Brasil apoia esse tipo de ação, com todo respeito e todo carinho. A valorização das famílias de etnia romani (ciganas) no Brasil, passa pelo reconhecimento público e ações efetivas. Falta muita coisa ainda, mas quando caminhamos juntos, as coisas acontecem.

AMSK/Brasil

Postagens mais visitadas deste blog

RESOLUÇÃO CONANDA Nº 180 DISPÕE SOBRE A IGUALDADE DE DIREITOS DE MENINAS E MENINOS

24 DE MAIO - DIA NACIONAL DO POVO ROM (os assim chamados ciganos)

MANIFESTO EM DEFESA DO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA – BPC