Aparecida de Goiânia sedia debate sobre Saúde dos Ciganos


                                   
A equipe da saúde - Governo do estado de Goiás e Ministério da Saúde



Sr. Alexsandro Castilho - liderança da comunidade Caldarax


 Conversa com a comunidade


 Oficializando o dia 27de Abril, como o Dia do Povo Romani
 O Minc esteve lá.

Cerca de 250 ciganos participaram, em Aparecida de Goiânia, Goiás, no período de 25 a 27 de abril, da Semana Municipal dos Povos Romani. Organizado pela Associação Internacional da Cultura Romani–Aicron, em parceria com a Associação Maylê Sara Kali, o evento contou com a participação de representantes dos Departamentos de Apoio à Gestão Participativa (Dagep)e de Ouvidoria Geral do SUS (Doges), ambos da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS).

A comemoração ao Dia Municipal do Povo Romani foi estabelecida por Lei Municipal, que instituiu a data comemorativa denominada ‘Dia Municipal dos Povos Romani (povos ciganos)’, que tem por objetivo dar maior visibilidade a este segmento populacional e as dificuldades enfrentadas no acesso aos serviços públicos, entre eles os serviços de saúde.

Durante o evento foram realizadas rodas de conversa com representantes do Doges e do Dagep, profissionais e gestores públicos e a comunidade cigana. A equipe da Ouvidoria Geral do SUS destacou a Ouvidoria Itinerante, ressaltando os problemas que a comunidade cigana enfrenta ao acessar os serviços de saúde. Ainda na roda, foram destaques as denúncias de cobrança de valores pelos serviços de saúde, desrespeito a Portaria MS 940, de 2011, sobre o Cartão Nacional do SUS e pela discriminação dos profissionais de saúde em relação à cultura Romani e suas especificidades e tradições.

Temas como a importância de acessar as ouvidorias, dos municípios, estados e do Ministério da Saúde pelo Disque 136, para obter informações, apresentar denúncias, reclamações e sugestões, o funcionamento do Sistema Único de Saúde e a importância da participação dos movimentos sociais, na sua implementação e controle, bem como as formas de participação da comunidade nas conferências e conselhos de saúde e os procedimentos para o cadastramento e como adquiri o Cartão SUS foram destaques nas Rodas de conversas.

A temática saúde também foi abordada em duas rodas de conversa, uma destinada a Saúde da Mulher e outra a Saúde do Homem. Em outro período foi destinado ao debate sobre Saúde, com a participação ainda dos representantes do Doges e do Dagep, da Ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás e do Cartão SUS da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, e da Coordenação de Políticas de Promoção da Equidade, da Secretaria Estadual de Saúde.

Lucimara Cavalcante (AMSK/Brasil) coordenou uma das Rodas de Conversa. O mote foi as possibilidades e a necessidade de Educação para Jovens e Adultos – uma antiga reivindicação da comunidade.  Outro assunto foi a preservação da língua – o idioma Romani, utilizado como modo de defesa da própria comunidade, e a necessidade de identificação correta e preservação da cultura específica da comunidade Romani Caldarax de Aparecida de Goiânia.

O evento também ofereceu prestação de serviços de diagnóstico e prevenção da Hipertensão e Diabetes, pela Secretaria Saúde. E ainda Rodas de Conversas coordenadas por Alexsandro Castilho (AICRON) abordando a organização da comunidade para obtenção de moradia digna. Drogas, alcoolismo e segurança também foram temas de debate neste evento, que contou com a presença do coordenador administrativo do Programa ser Livre, da Secretaria de Estado de Administração e Justiça de Goiás, Carlos Torres Cardoso.

Políticas de Promoção da EquidadeEntre as prioridades do Departamento de Apoio à Gestão Participativa (DAGEP) está o apoio ao processo de construção de Comitês Técnicos de Promoção da Equidade em Saúde nos estados e municípios, espaço de participação social e debate entre a gestão da saúde e os movimentos sociais.

Fonte e Fotos: Toni Ferreira do DAGEP